OURO EM FOCINHO DE PORCO
A beleza não é tudo, se a mulher que a tem não sabe como agir. É difícil apreciar um anel de ouro no nariz de uma porca de 400 quilos, fedorenta, grunhindo, cabeluda! Mas esta é uma justa comparação com uma mulher atraente sem a graça pessoal para que possa ser uma companhia agradável. Uma mulher bonita, sem esta discrição é esta porca com um anel no nariz!
Salomão conhecia mulheres. Ele se casou com 700 princesas, e ele tinha ainda 300 concubinas (IRs 11:3). Deus deu a ele grande sabedoria e ele a usou para analisar a vida. E ele achou as mulheres mais amargas do que a morte (Ec 7:25-29). Ele avisou a respeito das mulheres prostituidoras (Pv 2:16; 5:3,20; 6:24; 7:5; 9:13-18; 23:27-28), e das mulheres desagradáveis (Pv 12:4; 19:13; 21:9,19; 25:24; 27:15-16; 30:21-23). A mulher virtuosa é mais rara do que rubis (Pv 31:10)!
A não ser que você tenha criado porcos, você não tem como apreciar integralmente a símile de Salomão! Deus fez do porco uma das suas criaturas mais desprezíveis. É barulhento, sujo, nojento, ávido, mal cheiroso e destrutivo. A natureza dele é revoltante a todas as sensibilidades humanas. E não há treinamento que altere isto. Um porco é um porco que é um porco! Um anel de ouro no nariz está totalmente fora de lugar no seu corpo!
Uma mulher mediana é uma mulher bonita. Deus favoreceu a ela com um rosto e um corpo que torna a mulher atraente à vista. Tal beleza é realmente uma joia de ouro, e ela pode ser um presente maravilhoso e um ornamento para o seu marido. A sua imagem capta a atenção do homem em um bilionésimo de um segundo. Ela exerce poder sobre os homens que é difícil de ser medido. Ela pode tornar os homens em distraídos e fracos tiritantes em segundos. Ela é totalmente irresistível.
Salomão conhecia o perigo, por isso ele advertiu o seu filho contra as mulheres bonitas, a não ser que elas tivessem a discrição e a virtude que as fizessem desejáveis companheiras. Ele ridicularizou a mera beleza através deste versículo em questão, que Deus inspirou pelo Seu Espírito Santo. E pais sábios farão a mesma coisa ao advertir seus filhos a respeito das mulheres perigosas. Filhos devem ser ensinados claramente a respeito de outros aspectos de viver com uma mulher por motivos além da mera beleza.
Desde a época do Velho Testamento, a Bíblia não deixa de destacar a beleza física das mulheres, como fez com Sara (Gn 12:11), Rebeca (Gn 24:16), Raquel (Gn 29:17), Abigail (I Sm 25:3), Rute (Rt 2:2; 4:13);Bate-Seba (II Sm 11:2) e Ester (Ester 2:7). Contudo, jamais a Bíblia elevou a beleza física acima da beleza interior, como lemos em I Tm 2: 9,10: “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, como decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.”
Entretanto, atualmente ante a idolatria pela aparência, prefere-se enfeitar por fora, esquecendo-se do interior. Muitos preferem alguém com defeito de caráter a um defeito estético, preferem relacionar com alguém que seja formoso por fora, ainda que sem caráter cristão.Mas, biblicamente isto não deve ser assim. Claro, existem aquelas pessoas que agregam tanto a beleza interior como a exterior.
Para muitos, especialmente, para os jovens, tudo é negociável menos a beleza exterior. Para estes, a falta de caráter e o mundanismo são coisas supérfluas e sem relevância, que não afetam no relacionamento. O que não pode faltar é a beleza exterior, alegam. Muitas mulheres tentam encobrir a falta de caráter apelando para a beleza. Isso é trágico.
Não defendemos a tese de que beleza exterior não deve ser levada em conta. Só não pode ser um critério determinante, pois a Bíblia não nos ensina assim.
Observemos o que diz Provérbios 11:22, Neste texto, Salomão nos adverte, dizendo: “Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição”.
Por acaso, o porco fica mais bonito com um anel de ouro em seu nariz?
Não. Semelhantemente, a beleza exterior da mulher não é capaz de suprir sua falta de discrição, prudência e discernimento. Uma mulher sem discrição é uma mulher de comportamento desregrado e dissoluto. Mesmo que uma mulher seja aparentemente linda, se sua conduta for imprudente e sem discrição, sua beleza perde o valor diante da feiura de seu caráter. É a joia no focinho do porco! A mulher cristã precisa preocupar-se mais com sua beleza interior, em desenvolver seu caráter cristão, em ser discreta, prudente, feminina, do que seguir o caminho de muitas mulheres deste mundo que vivem para exibir sensualidade, buscando apenas uma beleza exterior, adotando a vulgaridade como estilo de vida.
Para a mulher cristã, a beleza que a Bíblia lhe exige, não pode ser substituída por cabelos bem cortados, vestir-se bem, muita malhação, estar bem maquiada e no peso ideal, embora nada disso seja errado sem si mesmo. Não é isto que torna uma mulher bela aos olhos de Deus.
Provérbios 31: 26 a 31 descreve a verdadeira beleza da mulher cristã: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente,mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Daí-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras”.
Esse tipo de beleza bíblica, nenhum salão de beleza, nenhuma roupa da moda, maquiagem, academia, nada pode produzir. É o temor do Senhor no coração da mulher cristã é que produz tal virtude.
Aprendemos então que, conforme o ensinamento de Provérbios, a mulher, por mais linda que seja, se não tiver discrição, terá sua beleza manchada como uma joia de ouro num focinho de porco.Discrição é não ter a intenção de chamar a atenção, que sabe diferenciar o certo e o errado, que tem discernimento, recatado. Neste caso, a mulher pode continuar sendo formosa, mas por sua falta de discrição, está totalmente fora do propósito para qual Deus a criou e lhe deu a beleza.
Assim como uma joia de ouro não foi feita para ser colocada num focinho de porco, e não é capaz de embelezá-lo, da mesma maneira,a formosura da mulher não substituí a falta de beleza interior.Muitas mulheres (até mesmo cristãs!) hoje em dia, neuróticas por aparência, esqueceram-se da beleza interior, abandonaram a piedade, o temor a Deus, tornando-se vulgares em suas maneiras de vestir, falar, ser e relacionar. São a estas que a Bíblia diz serem como joias em focinho do porco. Elas continuam formosas, como uma joia é, mas estão usando sua beleza dada por Deus, para o fim errado, fora do Seu propósito. Neste caso, a feiura interior prevalece sobre a beleza exterior.
Aprendemos que, infelizmente, a mulher formosa como descrita em Provérbios 31, está fora de moda para o mundo de hoje. Contudo, a Bíblia toda é fora de moda! Seguir a Cristo é andar na contracultura deste mundo em todos os aspectos da vida! Portanto, que todas as mulheres preocupem-se mais com sua beleza interior, pois até mesmo isso é capaz de refletir na beleza exterior, o que não acontece se invertermos a ordem.
Que as irmãs continuem cuidando da beleza exterior, pois isso não é pecado e ser formosa é algo que a Bíblia mesmo destaca em muitas mulheres. Provérbios mesmo compara a beleza da mulher como uma joia! Mas, aprendemos também que ser apenas uma mulher formosa sem a devida discrição é algo repugnante. Se a formosura da mulher não está acompanhada por uma vida e um comportamento virtuoso e discreto, será exposta e tornará algo desprezível para Deus, ainda que louvada pelos homens.
Destacamos o texto de I Samuel 25:32 e 33 em que Abigail foi louvada pelo seu reto juízo, algo de inestimável valor, como lemos: ”Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que houve a enviou ao meu encontro. Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos”. Este é o imprescindível valor de uma mulher biblicamente virtuosa na vida de um homem!
De que maneira uma mulher aprende a ser discreta? Estudando o livro de Provérbios e aplicando o que você estudou. Peça a amigos piedosos para serem brutalmente honestos e lhe deem críticas contundentes. Escolha algumas mulheres piedosas a copie a boa conduta delas. Aprenda a ser discreta (Tt 2:5), e humilde e quieta (IPe 3:3-4). Despreze a atitude arrogante e egoísta das mulheres modernas, que não conhecem suas posições.
Jovem, não permita que a beleza de uma mulher o engane! Não seja vítima do seu corpo malhado ou de qualquer outra qualidade física (Pv 6:25). Escolha uma mulher pela sua habilidade em agir perfeitamente em todo o tempo - no temor do Senhor e com um espírito humilde e calmo (Pv 31:30; Ec 10:1). A preciosa jóia de um espírito aprazível excede o brilho da beleza física como a luz solar à luz do luar, e a mulher aprazível fica cada vez melhor na medida que envelhece, enquanto que a modelo se desfaz em gordura, em grisalhos e rugas!
É o seu dever sagrado, com a ajuda do seu pai, medir o espírito de uma mulher e não o seu corpo. Um lindo exterior geralmente esconde um coração depravado e deformado. O que você fará com uma linda mulher que está sempre fora do seu alcance, mais amiga de outros homens, sempre irritada em casa, ou sempre irritando em casa?
Uma igreja bonita sem a discrição das leis de Cristo, como as de Roma e de suas filhas, também são como uma porca. Enquanto mostram o esplendor de catedrais e corais, órgãos e organizações, e tradições e tesouros, eles têm uma alma corrupta de uma prostituta degenerada, cheia de abominações e imundícias das suas fornicações (Ap 17:4).
E, por fim, temos a exortação de I Pedro 3: 3 a 6: ‘A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. Pois assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus...”
Portanto, existem mulheres que são lindas e feias ao mesmo tempo. Isso acontece quando são formosas por fora, mas sem discrição, sem temor a Deus e sem as qualidades descritas nos textos bíblicos citados. Estas, são comparadas, pela Bíblia, como joias de ouro em focinho de porco.
Em questões de casamento, só uma mulher discreta e aprazível serve. Em questões de religião, só a pura doutrina da Santa Escritura e a graça de Jesus Cristo serve. Quando as falsas igrejas deste mundo murcharem na sua vergonha e caírem no inferno, a noiva imaculada de Cristo será exaltada em gloriosa vestimenta no banquete de casamento do Cordeiro!