Deveres dos Oficiais da IASD
Deveres do
Primeiro Ancião
(Espiritual e administrativo)
Além das funções regulares de ancião,
é membro da comissão administrativa da Igreja, juntamente com o pastor, o
secretário(a) e o tesoureiro(a). É também o coordenador da escala e serviços
dos demais anciões, supervisor e orientador do trabalho de todos.
Deveres gerais
· Estar a par de
rodas as atividades da Igreja, bem como o calendário denominacional.
· Acalmar possíveis
problemas surgidos, apresentando soluções, e até prevê-los impedindo que
aconteçam.
· Seguir as
orientações do manual da Igreja e cumprir o que for recomendado pela comissão.
· Proteger os membros
contra os falsos ensinos.
· Promover a unidade
da Igreja e a confiança na posição da Igreja, como organização, em assuntos
relacionados com a fé e a doutrina.
· Freqüência regular
e pontualidade nas reuniões.
· Visitação
constante, priorizando os enfraquecidos, doentes e interessados.
· Nunca usar o
púlpito como chicote, ou para criticar alguém.
· Não permitir a
participação de desconhecidos sem recomendação nos programas oficiais da
Igreja, tais como ensinar uma lição, cantar, pregar ou acompanhar alguém na
plataforma.
· Usar tato e
cortesia ao corrigir alguém, e sempre preferir a conversa particular.
· Dar especial
atenção as visitas.
· Ser um exemplo
ativo na ação missionária e promovê-la.
· Procurar conhecer a
condição espiritual de cada membro e ajudá-lo.
· Demonstrar espírito
servidor e não fiscalizador.
· Desenvolver a
misericórdia, perdoar sempre, dispor-se a voltar atrás quando errar.
· Tratar a todos como
gostaria de ser tratado.
· Não faltar a
reunião mensal dos anciões e comissão.
SETOR ADMINISTRATIVO
· Responder pela
administração geral da Igreja perante o Pastor.
· Dirigir a comissão
da Igreja quando autorizado, na ausência do pastor.
· Colocar em votação
na Igreja as recomendações da comissão da Igreja, quando autorizado pelo
pastor.
· Preparar e
apresentar ao pastor a agenda da comissão ordinária.
· Acompanhar o
trabalho da Secretária e o movimento de membros.
· Providenciar
recepção, alimentação e acomodação, a possíveis visitantes oficiais ou
colaboradores de outras igrejas.
· Observar e orientar
os diáconos e diaconisas.
· Apoiar a
promoção e estimular a divulgação da literatura Denominacional.
· Zelar pelo
patrimônio da Igreja e administrar possíveis construções ou reformas.
· Conhecer e visitar
as lideranças comunitárias e autoridades públicas de sua região, diminuindo as
barreiras do preconceito e promovendo a liberdade religiosa.
· Apoiar e promover
as campanhas especiais, como a recolta e outras.
· Promover a mordomia
e estimular a fidelidade nos dízimos e ofertas.
· Promover as
atividades do calendário geral da Igreja.
· Coordenar ou
assessorar as reuniões administrativas.
· Promover as
avaliações sistemáticas dos departamentos.
· Acompanhar o envio
de todos os relatórios para a associação.
· Providenciar Reuniões
e Cursos de treinamento para todos os departamentos da Igreja.
· Acompanhar e
Administrar o trabalho de zeladoria da Igreja.
· Promover a
integração entre os departamentos.
· Conhecer os planos
de cada departamento da Igreja, assessorá-los, e sempre que possível, estar
presente nas suas reuniões.
· Planejar a
realização de programas especiais, como: Dia das mães, dia dos pais, dia do
pastor, final de ano e ano novo, etc.
· Dar especial
atenção ao ministério da criança e do adolescente, escola sabatina, ministério
pessoal e jovens.
· Proporcionar
oportunidades de interagir com outras Igrejas Adventistas, como excursões,
visitas e programas em conjunto.
· Representar a
igreja local diante da Associação na ausência do pastor.
· Encaminhar ao
pastor os pedidos de casamento, batismos, cultos especiais e situações
extraordinárias.
SETOR ESPIRITUAL
· Promover a
espiritualidade, freqüência e pontualidade na igreja.
· Ministrar ou
assessorar a Ceia e o lava-Pés.
· Promover, organizar
e assessorar as cerimônias batismais.
· Certificar-se do
funcionamento permanente de classes batismais.
· Coordenar todos os
cultos, vigílias e reuniões de reavivamento.
· Auxiliar os fracos
na fé e consolar os aflitos.
· Visitar os
apostatados e interessados.
· Responder pela
escala de pregadores e formação da plataforma.
· Certificar de que
todos os membros da igreja sejam visitados regularmente.
· Conhecer bem e
acompanhar a forma litúrgica da igreja.
· Atender ou
assessorar os funerais.
· Observar e
interferir, se necessário, na qualidade da música na igreja.
· Ter o maior cuidado
com a postura e aparência dos convidados à plataforma.
· Providenciar
treinamento para os pregadores.
Deveres do Ancião Jovem
Deveres do Ancião Jovem
Deveres
gerais
· Estar a par
de todas as atividades da Igreja, bem como o calendário denominacional.
· Acalmar possíveis
problemas surgidos, apresentando soluções, e até prevê-los impedindo que
aconteçam.
· Seguir as
orientações do manual da Igreja e cumprir o que for recomendado pela comissão.
· Proteger os membros
contra os falsos ensinos.
· Promover a unidade
da Igreja e a confiança na posição da Igreja, como organização, em assuntos
relacionados com a fé e a doutrina.
· Freqüência regular
e pontualidade nas reuniões.
· Visitação
constante, priorizando os enfraquecidos, doentes e interessados.
· Nunca usar o
púlpito como chicote, ou para criticar alguém.
· Não permitir a
participação de desconhecidos sem recomendação nos programas oficiais da
Igreja, tais como ensinar uma lição, cantar, pregar ou acompanhar alguém na
plataforma.
· Usar tato e
cortesia ao corrigir alguém, e sempre preferir a conversa particular.
· Dar especial
atenção as visitas.
· Ser um exemplo
ativo na ação missionária e promovê-la.
· Procurar conhecer a
condição espiritual de cada membro e ajudá-lo.
· Demonstrar espírito
servidor e não fiscalizador.
· Desenvolver a
misericórdia, perdoar sempre, dispor-se a voltar atrás quando errar.
· Tratar a todos como
gostaria de ser tratado.
· Não faltar a
reunião mensal dos anciões e comissão.
SETOR JOVEM
· Assessorar o setor
Jovem da igreja (Ministério jovem, música, comunicação, aventureiros,
Desbravadores).
· Promover
equilibradamente atividades sociais e recreativas.
· Apoiar o ministério
jovem em retiros e acampamentos.
· Estimular o bom
funcionamento dos clubes de Desbravadores e aventureiros.
· Apoiar e promover o
programa da rádio.
· Coordenar os
Domingos especiais dirigidos pelo ministério Jovem.
· Promover e apoiar o
Culto jovem na igreja.
DEVERES DO ANCIÃO
MISSIONÁRIO
Deveres gerais
· Estar a par de
rodas as atividades da Igreja, bem como o calendário denominacional.
· Acalmar possíveis
problemas surgidos, apresentando soluções, e até prevê-los impedindo que
aconteçam.
· Seguir as
orientações do manual da Igreja e cumprir o que for recomendado pela comissão.
· Proteger os membros
contra os falsos ensinos.
· Promover a unidade
da Igreja e a confiança na posição da Igreja, como organização, em assuntos
relacionados com a fé e a doutrina.
· Freqüência regular
e pontualidade nas reuniões.
· Visitação
constante, priorizando os enfraquecidos, doentes e interessados.
· Nunca usar o
púlpito como chicote, ou para criticar alguém.
· Não permitir a
participação de desconhecidos sem recomendação nos programas oficiais da
Igreja, tais como ensinar uma lição, cantar, pregar ou acompanhar alguém na
plataforma.
· Usar tato e
cortesia ao corrigir alguém, e sempre preferir a conversa particular.
· Dar especial
atenção as visitas.
· Ser um exemplo
ativo na ação missionária e promovê-la.
· Procurar conhecer a
condição espiritual de cada membro e ajudá-lo.
· Demonstrar espírito
servidor e não fiscalizador.
· Desenvolver a
misericórdia, perdoar sempre, dispor-se a voltar atrás quando errar.
· Tratar a todos como
gostaria de ser tratado.
· Não faltar a
reunião mensal dos anciões e comissão.
SETOR MISSIONÁRIO
· Nunca deixar faltar
material missionário para a igreja.
· Promover e
assessorar as classes bíblicas na igreja e nos Pgs.
· Promover e apoiar
os pequenos grupos.
· Apoiar o ministério
pessoal da Igreja.
DEVERES DO(A)
SECRETÁRIO(A)
· Secretariar todas
as reuniões administrativas da igreja e registrar em atas as decisões tomadas.
· Manter a relação
dos membros atualizada, com seus endereços e telefones.
· Manter-se em
contato com os membros ausentes, correspondendo se com eles e animando-os.
· Manter toda a
correspondência que precisar com os membros, Associação e igrejas, no tocante a
movimentação de membros.
· Dirigir o processo
de movimento de membros.
Recepção (por
batismos, transferência ou profissão de fé).
Remoção (por apostasia, desaparecimento ou morte).
· Preencher e enviar
ao secretário da Associação os relatórios requeridos pela organização.
· Manter em custódia
o9s livros de atas da comissão da igreja do passado, bem como os registros,
fotos e documentos históricos da igreja local.
·
Manter listas de membros classificadas pela condição de cada grupo, para
facilitar a sua assistência espiritual e administrativa. Por exemplo:
Lista de membros
regulares
Lista de membros desaparecidos
Lista de membros afastados
Lista de membro em apostasia
Lista de membros para transferir ou em processo
Lista de membros com necessidades especiais
Lista de candidatos ao batismo em perspectiva, etc.
· Registrar os
casamentos realizados no templo local em livro próprio.
· Integrar a comissão
administrativa da igreja, formada pelo pastor, primeiro ancião, tesoureiro(a) e
secretário(a).
· Não faltar a
reunião mensal da comissão da igreja.
· Manter a secretaria
organizada.
DEVERES DO(A) TESOUREIRO(A)
· Incentivar a
fidelidade na devolução do dízimo e o espírito de liberalidade da parte dos
membros da Igreja.
· Depositar os fundos
da Igreja numa conta bancária em nome da igreja.
· Enviar regularmente
os fundos que pertencem a Associação, sem atraso.
· Fornecer recibos de
todos os fundos recebidos.
· Respeitar o
propósito de cada oferta, não desviando qualquer fundos dos objetivos para os
quais foram doados.
· Apresentar
relatórios de todo o movimento financeiro da igreja local nas comissões
administrativas com cópias para os principais oficiais da igreja.
· Administrar os
fundos dos departamentos da igreja, cuidando para que só sejam desembolsados
por ordem do departamento a que pertençam.
· Elaborar um
orçamento operativo atual para a igreja, em entendimento com a diretoria
administrativa da igreja e recomendá-lo à comissão da igreja para ser
oficializado.
· Fazer e apresentar
trimestralmente à comissão administrativa um relatório indicando a porcentagem
de membros dizimistas e de membros pactuantes.
· Receber os dízimos,
as ofertas voluntárias e demais contribuições extras.
· Liberar verbas dos
fundos da igreja, aprovadas pelos mecanismos da igreja local, mediante nota
fiscal ou cupom fiscal do gasto efetuado.
· Pagar pontualmente
as contas regulares da igreja.
· Manter registro
exato de todo movimento financeiro da igreja.
· Prestar conta a
comissão da igreja periodicamente, e a igreja sempre que solicitado.
· Integrar a comissão
administrativa da igreja, constituída pelo pastor, primeiro ancião,
secretário(a) e tesoureiro(a).
· Manter sigilo de
todas as informações financeiras individuais dos membros, exceto com a
diretoria administrativa da igreja local.
· Zelar pelo
patrimônio da igreja.
· Colocar em
seguradoras oficiais os bens da igreja, conforme o determine a comissão da
igreja.
· Não tomar, nem conceder
empréstimos por conta dos fundos da igreja.
· Participa da
comissão da igreja.
DEVERES DOS DIÁCONOS
· Ajudar nos cultos e
reuniões, recebendo, dando as boas vindas, orientando as visitas e os membros,
ajudando os a encontrar lugares.
· Visitar os membros
em seus lares.
· Fazer os
preparativos para as cerimônias batismais, auxiliando os candidatos e cuidando
para que não haja dificuldades nem atrasos.
· Ajudar na cerimônia
da comunhão.
· Na cerimônia do
lava-pés, os diáconos e as diaconisas provém tudo que for necessário para a
cerimônia, como toalhas, bacias, água, baldes, cadeiras, salas, etc. Depois da
cerimônia repõem tudo em seus lugares (são as diaconisas que dão destino a
sobra do vinho, que deve ser derramado na terra, e do pão que foi abençoado, o
qual deve ser queimado e enterrado, para que não sirva de repasto para os cães
e outros animais).
· Cuidar dos enfermos
e socorrer os pobres desfavorecidos, em combinação com as dorcas, membros
doentes ou hospitalizados devem ser visitados pelos diáconos, que oram com eles
e os confortam.
· Zelar e manter
limpa a propriedade da Igreja, fazendo pequenos serviços, cuidando da ordem.
· Recolher os dízimos
e ofertas nos cultos e encaminhá-los ao tesoureiro da igreja.
DIÁCONO-CHEFE:
· Liderar os diáconos
em todas as suas atividades, delegando responsabilidades, elavorando e publicando
as escalas de serviços, supervisionando e assessorando o trabalho de todos.
· Presidir as
reuniões da comissão dos diáconos.
· Elaborar o plano de
serviço e a escala dos diáconos, para supervisionar todas as áreas da
igreja e dar assistência nos cultos.
· Participa da
comissão da igreja.
DEVERES DAS DIACONISAS
· Dar boas vindas aos
membros e visitantes, de modo caloroso, amistoso, sistemático e criterioso,
auxiliando os a encontrarem lugares.
· Orientar com amor e
simpatia os irmãos, jovens, juvenis e crianças a manterem atitudes reverentes
na casa de Deus.
· Cuidar
fraternalmente dos doentes e necessitados, visitando-os em seus lares e nos
hospitais, cooperando com os diáconos nessa obra.
· Zelar pela
conservação Dos utensílios e acessórios do templo, tais como tirar os pós dos
bancos antes dos cultos, cuidar e arranjar cortinas, vasos, plantas, toalhas,
bandejas e cálices de santa ceia, toalhas e bacias do lava-pés, roupões e
toalha de batismo.
· Providenciar
o pão e o vinho da santa ceia.
· Ajudar nas
cerimônias de batismo, santa ceia e lava-pés.
· Dar destino às
sobras do vinho, que deve ser derramado na terra, e do pão que foi abençoado, o
qual deve ser queimado e enterrado, para que não sirva de repasto para os cães
e outros animais.
· Orientar e ajudar
na decoração da igreja nas ocasiões especiais.
· Colaborar com o
pastor e os anciões para o melhor desempenho das reuniões realizadas na igreja.
DIACONISA-CHEFE:
· Lidera as
diaconisas em todas as suas atividades, delegando responsabilidade, elaborando
e publicando escalas de serviço, supervisionando e assessorando o trabalho de
todas.
· Preside a reunião
regular da comissão das diaconisas.(bimestralmente ou trimestralmente)
· Em harmonia com o
primeiro ancião, elaborar e levar a execução o plano de visitação aos membros
da igreja, em colaboração com os diáconos.
· Designa uma
diaconisa para preparar o pão da santa ceia, e outras para arrumar a mesa e
escala as que servirão durante as cerimônias.
· Participa da
comissão da igreja.
DEVERES DO COORDENADOR DE INTERESSADOS
· Manter uma lista
organizada e atualizada de todos os interessados obtidos pela igreja, de todas
as fontes, tais como: Pequenos grupos, escola sabatina, classe bíblica,
trabalho pessoal, visitas ocasionais, etc.
· Prestar um
relatório mensal a comissão da igreja do número de interessados obtidos e do
número atendido; quantos desistiram e quantos estão fazendo estudos, etc.
· Partilhar sua lista
com o primeiro ancião e mantê-lo informado das modificações na lista.
· Obter, através da
escola sabatina, os nomes e endereços dos visitantes ou de adventistas afastados
que estão começando a freqüentar a igreja.
· Mobilizar,
juntamente com o diretor do ministério pessoal, os membros da igreja para que
todos os interessados recebam estudos bíblicos e atenção pessoal, tendo em
vista prepará-los para ingressar na igreja, através do batismo.
· Participar da
reunião mensal da comissão da igreja
DEVERES DO COORDENADOR
DE PG
Estudar e conhecer
bem o funcionamento dos PGs.
· Incentivar a
participação dos PGs na igreja.
· Escolher os lideres
e lideres associados dos PGs, em harmonia com a escola sabatina, ministério
infantil e primeiro ancião.
· Trabalhar em
harmonia com o primeiro ancião e o ministério pessoal.
· Providenciar
materiais para os PGs.
· Responder pela
organização das reuniões de lideres.
· Dirigir as reuniões
quinzenais do0s lideres de PGs.
· Promover festivais
de PGs para testemunho, motivação e confraternização.
· Ter uma escala de
visitação a cada PG periodicamente.
· Observar o programa
e aconselhar os lideres de PGs após cada visita.
· Avaliar
periodicamente o desempenho dos PGs.
· Apoiar o pastor nas
assembléias distritais de PGs.
· Participar da
reunião mensal da comissão da igreja.
DEVERES DO DIRETOR DE DESBRAVADOR
· Organizar o
programa anual com o calendário de atividades, de modo que alcance com êxito os
objetivos do clube.
· Providenciar
instrutores que realizem as classes progressivas, Especialidades e outros
cursos de desenvolvimento juvenil e de liderança.
· Delegar
responsabilidades aos demais membros da diretoria, instrutores, capitão e
secretário de unidade, de acordo com o manual de Desbravadores.
· Incentivar o apoio
dos pais e todos os juvenis de 10 a 15 anos a tornarem-se membros do clube.
· Promover
acampamentos, feiras, estudos de habilidades, exploração da natureza, estudo da
Bíblia, projetos missionários de serviço a comunidade, caminhada pelo campo.
· Promover atividades
para o desenvolvimento físico, social, cultural, espiritual, missionário e
recreativo dos desbravadores.
· Zelar pelo
equipamento, barracas e demais pertences do clube.
· Desenvolver o
espírito de companheirismo, contentamento e alegria cristã em todas as
participações em eventos e reuniões.
· Representar o clube
na comissão da igreja.
· Trabalhar em
sintonia com o pastor e o primeiro ancião.
· Perseguir os ideais
dos desbravadores.
· Reunir a direção do
clube mensalmente.
DEVERES DO DIRETOR DO MINISTÉRIO JOVEM
· Organizar o clube
de jovens (Sociedade JA) com lista nominal de todos os jovens acima de 15 anos.
· Organizar, promover
e participar dos cultos jovens, aos sábados à tarde, promovendo os ideais
missionários, devocionais, sociais.
· Guiar e inspirar a
juventude por seu exemplo e entusiasmo pessoal.
· Ajudar e estimular
e preparar os jovens para trabalharem juntos por outros jovens, e assumirem
maiores responsabilidades missionárias.
· Animar, orientar e
aconselhar a juventude em todas as suas atividades.
· Procurar envolver
os jovens nas atividades deste departamento.
· Trabalhar em
estreita cooperação com o ancião da área.
· Manter contato com
o departamental jovem da associação, para aproveitar todas as oportunidades de
treinamento para o serviço.
· Promover atividades
culturais, sociais, esportivas e espirituais, que contribuam para que cada
jovem seja um melhor cristão.
· Realizar
acampamentos e retiros espirituais.
· Organizar excursões
ou passeios recreativos.
· Realizar a semana
de oração jovem.
· Realizar vigílias
jovens.
· Promover as classe
JÁ e de especialidades, fazendo com que pelo menos 15 % dos jovens sejam
investidos nas classes de líder, líder máster e líder máster avançado.
· Aprender e promover
os ideais JÁ, com ênfase no alvo.
· Organizar e
realizar os domingos especiais do ministério Jovem
DEVERES DO(A) DIRETOR(A) DA ESCOLA SABATINA
Matricular todos os membros batizados em das unidades de ação da escola
sabatina, bem como os interessados.
· Promover o estudo
sistemático da Bíblia, entre todos os membros da igreja, através da lição e das
unidades de ação da escola sabatina.
· Dirigir a classe
dos professores semanalmente.
· Realizar ou
coordenar o programa semanal da escola sabatina na divisão dos adultos, aos
sábados as 08:45 h.
· Supervisionar e
orientar as atividades de cada divisão da escola sabatina.
· Indicar e submeter
à aprovação da comissão da igreja para aprovação, os nomes dos professores da
escola sabatina e seus auxiliares.
· Supervisionar e
orientar o trabalho dos professores da escola sabatina.
· Supervisionar e
orientar o trabalho da secretária da escola sabatina.
· Treinar os
professores da escola sabatina.
· Realizar o dia das
visitas nas datas estabelecidas pela associação.
· Dar e incentivar a
atenção especial às visitas da escola sabatina.
· Trabalhar de comum
acordo com o coordenador de pequenos grupos na formação das unidades de
ação/PG.
· Promover o apoio
financeiro para as missões mundiais.
· Manter o quadro
comparativo da escola sabatina, com os dados estatísticos semanais.
· Trabalhar integrado
com o ministério pessoal para implementação dos planos missionários da igreja
nas unidades de ação e nos pequenos grupos.
· Convocar
periodicamente a comissão da escola sabatina para elaborar planos, avaliar
desempenhos, preencher vagas de professores e integrar a equipe.
(bimestralmente ou trimestralmente)
· Presidir a comissão
da escola sabatina.
· Participar da
comissão da igreja.
DEVERES DO
DIRETOR(A) DE MORDOMIA, TEMPERANÇA E SAUDE
· Inspirar instruir a
igreja no fiel uso dos talentos que Deus nos deu: Saúde, tempo, bens e
habilidades.
· Realizar a semana
de mordomia cristã, conforme calendário da associação.
· Realizar o Programa
de mordomia cristã a cada terceiro sábado do mês.
· Incentivar a
renovação da fidelidade para com cristo.
· Participar das
reuniões da comissão da igreja.
· Promover a
fidelidade de cada membro da igreja nos dízimos e ofertas voluntarias.
· Incentivar os
membros a adotar o plano de oferta sistemática (PACTO).
· Assegurar que seja
ministrado um sólido estudo bíblico sobre a mordomia (dízimos e ofertas) nas
classes bíblicas e estudos bíblicos pessoal.
· Organizar um plano
de visitação de orientação da mordomia nos lares.
· Instruir os membros
quanto ao plano divino dos dízimos e ofertas.
· Entregar e promover
o provai e vede a cara 3º sábado.
· Promover e
participar dos programas de enriquecimento espiritual.
· Participar e
promover os eventos de mordomia do campo.
· Ensinar e orientar
os membros da igreja a conhecer e praticar os princípios de saúde pregados pela
Igreja Adventista do Sétimo Dia, por todos os meios, tais como: Cursos de treinamento;
cursos de nutrição e reforma de saúde; cursos de culinária vegetariana;
palestras e debates; Distribuiçao de periódicos e impressos
denominacionais;etc.
· Incentivar o estudo
dos princípios bíblicos e conselhos do espírito de profecia sobre saúde e
temperança.
· Estimular a pratica
de um viver saudável, preventivo, equilibrado, não só no comer e no beber, mas
no falar, no vestir, no trabalhar e descansar.
DEVERES DO DIRETOR(A) DE MÚSICA
· Coordenar toda a
atividade musical oficial da igreja.
· Preparar e publicar
as escala de atividades dos músicos e sonoplastas para todos os programas
oficiais da igreja.
· Prover música
instrumental ou vocal especial para cada culto da igreja.
· Prover música instrumental
ou vocal especial para os demais eventos da igreja mediante solicitação prévia
do responsável.
· Controlar a
qualidade da música a serem apresentadas em nossa igreja. (conforme voto de
nossa igreja só música adventista, e nem toda musica adventista pode ser
cantada em nossos cultos).
· Disciplinar a
participação de músicos visitantes nos eventos da igreja, avaliando-lhes o
repertório, e exigindo recomendação pastoral ou da comissão da igreja de
origem.
· Zelar pelos instrumentos
musicais, aparelhagem de som, partituras, etc, pertencentes a igreja.
· Inspirar e orientar
a congregação para o canto de louvor que Deus espera de seus filhos.
· Providenciar
treinamento para os sonoplastas e músicos.
DEVERES DO MINISTERIO
DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
· Amar a Deus sobre
todas as coisas.
· Dar atenção
necessária as crianças.
· Ajudar as crianças
a terem melhor relação com Deus, ensinando-as a construírem sua crença sobre um
alicerce firme e duradouro.
· Sensibilizar a
igreja com relação às necessidades das crianças.
· Desenvolver e
providenciar materiais cristocentricos para serem utilizados no ensino das
crianças.
· Escolher e treinar
bons professores.
· Supervisionar e
orientar o trabalho dos diretores das unidades das divisões dos menores.
· Administrar a verba
do departamento para a compra de materiais para as divisões da escola sabatina
a cada trimestre.
· Coordenar a
aquisição de material e equipamento para cada unidade.
· Zelar pela
conservação e adequada utilização do material adquirido para uso dessa divisão.
· Substituir ou
prover substituto para os diretores ou professores das divisões quando
necessário.
· Submeter a comissão
da igreja os nomes dos pessoas indicados como professores ou auxiliares das
unidades dessa divisão.
· Promover a
participação de toda a equipe das divisões na reunião trimestral da associação.
· Estar preparada
para assumir eventualmente qualquer professor de unidade.
· Organizar as
unidades para apresentar programas especiais na escola sabatina.
· Procurar manter
organizado todo o material (flanelografos, apostilas, ilustrações, etc.) das
unidades, de modo que não se perca ou estrague por falta de cuidado.
· Organizar a
participação das crianças nos programas especiais como dia das mães, dia dos
pais, dia da criança, natal, 13º sábado, etc.
· Planejar, promover
e dirigir a escola cristã de férias.
· Participar da
comissão da escola sabatina e da comissão da igreja.
DEVERES DO
MINISTÉRIO DA FAMÍLIA
· Promover na igreja
os princípios de um lar cristão.
· Ajudar as pessoas a
formar e manter fortes relacionamentos familiares.
· Incentivar o
perdão, a reconciliação, e a restauração dos relacionamentos interpessoais na
família e na igreja.
· Desenvolver um
ministério de apoio as famílias.
· Incentivar o
envolvimento das famílias da igreja, por meios sociais, culturais, esportivos e
espirituais, tais, como: Passeios culturais, ecológicos; chás, almoços, ou
jantar; Excursões e congressos; Encontro de casais; Cursos de noivos, etc.
· Estimular as
famílias a realizar cultos domésticos (altar da família) e ensinar os valores
cristãos a seus filhos.
· Desafiar a ensinar
a família a testemunhar de Jesus por palavras e exemplo no seu contexto social.
· Amparar, aconselhar
e encaminhar aos recursos competentes os que tem sido afligidos por abusos,
disfunção familiar e relacionamentos desfeitos.
· Orientar os jovens
solteiros quanto aos cuidados na escolha do companheiro de vida, com palestras,
debates, koinonias, cursos de noivos, etc.
· Ajudar os casais a
valorizar um ao outro e aprender a resolver conflitos familiares, através de
palestras, encontros especiais, seminários, etc.
· Organizar cursos
para pais.
· Ter uma atitude
positiva para com Deus, para consigo mesmo, para com os outros e para com a
igreja.
· Manifestar sincero
interesse em promover o bem-estar de todas as famílias.
· Ser capaz de manter
confidências e saber quando e como encorajar as pessoas e procurar
aconselhamento profissional especializado.
DEVERES DO
MINISTÉRIO DA MULHER
· Atuar no ministério
da devoção pessoal, que por extensão inclui: Culto familiar, educação religiosa
dos filhos, apoio e incentivo ao cônjuge.
· Ministério da
recepção.
· Ministério da
conservação.
· Ministério da
oração Intercessória.
· Treinar e Envolver
as mulheres no trabalho missionário.
· Construir uma
equipe para o trabalho.
· Fazer planejamento
anual dos trabalhos.
· Organizar e Realizar
o culto de oração (últimas quartas-feiras do mês).
· Trabalhar em
sintonia com o primeiro ancião.
· Motivar e mobilizar
a igreja nos projetos.
DEVERES DO
MINISTERIO PESSOAL
· Planejar as
melhores datas e horários para reunir a comissão missionária.
· Presidir a comissão
missionária em suas reuniões.
· Planejar trabalho
que envolva o maior numero possível dos membros da igreja em sua execução.
· Estudar os limites
geográficos de sua igreja, suas características sociais e econômicas, para
planejar o tipo de ação missionária que melhor se adapte a sua realidade
sócio-econômica.
· Descobrir quais são
os dons e as preferências de atividades dos membros da igreja e planejar
trabalho para eles.
· Oferecer
treinamento missionário que atenda as necessidades da igreja, aproveitando os
dons e os talentos disponíveis.
· Realizar
evangelismo integrado com a escola sabatina, coordenador de pequenos grupos,
através das unidades de ação/PGs.
· Trabalhar em
parceria com o coordenador de PG.
· Treinar um grupo de
pessoas para ser instrutores bíblicos, dar-lhes material e desafiá-los a
dirigir classes de estudos bíblicos.
· Organizar duplas
missionárias em parceria com o coordenador de pg.
· Realizar programas
de testemunhos para motivar pessoas.
· Organizar grupos de
distribuição de literatura. (PG)
· Oferecer inscrições
em cursos bilbicos em todos os programas missionários e eventos da igreja
local.
· Coordenar os
domingos especiais do ministério pessoal (MIPES)
· Organizar equipes
de evangelismo bíblico, incluindo estudos bíblicos nos lares (pequeno
grupo),classes bíblicas e penetração em lugares novos.
· Trabalhar em
conjunto com as Dorcas na campanha de recolta.
· Conhecer o programa
do ministério pessoal da associação e aplicá-lo na igreja local.
· Administrar bem a
verba destinada ao ministério pessoal.
· Promover cursos
para instrutores de classes bíblicas.
· Aproveitar o
primeiro sábado de cada mês para motivar e mobilizara igreja com sermões
missionários, testemunhos, apelos e relatórios positivos de realizações
missionárias.
· Treinar duplas
missionárias.
· Realizar a escola
missionária a cada primeiro sábado a tarde.
· Participar da
comissão da igreja.
DEVERES DO DIRETOR
DE COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO
· O diretor de
comunicação da igreja local tem a responsabilidade de reunir e difundir
notícias.
· Aproveitará toda a
oportunidade para divulgar o nome e os eventos da igreja para o público
externo.
· Cuidará em manter o
público interno informado dos eventos da igreja mundial, nacional e local.
· Manterá aberto um
canal permanente de comunicação com o departamento de comunicação da
Associação.
· Buscará informar-se
de rodos os programas especiais da igreja local para difundi-los.
· Apoiará e promoverá
os programas denominacionais de rádio e televisão.
· Cuidará e
fiscalizará o uso dos quadros murais da igreja local.
· Aplicará esforços
para identificar melhor a localização de nossa igreja.
· Dirigir o momento
dos avisos da igreja no sábado pela manhã.
· Participar da
comissão da igreja.
· Promover a casa
aberta do campo.
· Promover e realizar
os programas especiais relativos a colportagem e espírito de profecia.
· Chamar a atenção da
igreja para as publicações disponíveis para seu uso.
· Promover a
literatura denominacional da igreja: Livro do ano; assinatura da revista
adventista, vida e saúde e outras; assinatura de lições; livros de espírito de
profecia.
·
DEVERES DO(A)
DIRETOR(A) DE AÇÃO SOLIDÁRIA ADVENTISTA
· Coordenar o
trabalho dessa sociedade, arregimentando voluntários, estabelecendo objetivos e
planos de ação e delegando responsabilidades.
· Conseguir e
preparar roupas, calçados, alimentos, utensílios e outras provisões para os
pobres ou vitimas de calamidades, com o auxilio dos demais membros da diretoria
e outros voluntários.
· Trabalhar em
estreita cooperação com os diáconos e diaconisas.
· Visitar os lares
carentes para conhecer as necessidades e orar pelos doentes.
· Orientar a
sociedade para não ser apenas de ajuda material, mas também de educação de
adultos, visitação, orientação e cursos de afazeres domésticos, enfermagem
caseira, aconselhamento e outros serviços.
· Realizar pelo menos
três cursos práticos durante o ano, como: Arte culinária, Enfermagem caseira,
corte e costura, ponto de cruz, entre outros.
· Dar cursos ou
classes bíblicas para as pessoas que recebem auxilio sistemático, ou que
participam dos cursos práticos.
· Organizar e
participar da campanha da recolta, por ser a principal fonte de recursos
financeiros da sociedade.
· Criar programa que
envolvam o maior número possível de senhoras da igreja no serviço em favor dos
necessitados.
· Buscar atender
primeiro os domésticos da fé, depois os de fora.
· Manter informado o
primeiro ancião de todas as atividades, convidando-o a participar dos eventos,
sempre que possível.
· Participar de
cursos de orientação e treinamento oferecidos pela associação.
· Prestar relatórios
a associação e a igreja sempre que solicitado.
· Manter
registros, em livro próprio, de todas as pessoas que doaram ou que
receberam benefícios da ASA.
· Tomar cuidado com o
paternalismo e assistencialismo, para que as pessoas não se tornem dependentes.
DEVERES DO
DIRETOR(A) DE AVENTUREIROS
· Ser membro da
comissão da igreja.
· Manter comunicação
com o pastor e primeiro ancião, colaborando com eles e convidando-os a
participar de programas e eventos.
· Manter contato com
o departamental J.A. da Associação e prestar relatórios, quando solicitado.
· Presidir a comissão
executiva dos aventureiros.
· Supervisionar as
atividades do clube e convocar, organizar e preparar cada reunião.
· Estar a frente no
planejamento do programa anual e na preparação do calendário de eventos, que
deve ser comunicado a toda a diretoria, aventureiros e pais.
· Planejar as
reuniões regulares do clube.
Conhecer o estatuto da criança.
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