terça-feira, 11 de outubro de 2022

Como os judeus do primeiro século preparavam os mortos para ser sepultados?

O sepultamento ocorria logo depois da morte da pessoa, geralmente no mesmo dia. Havia dois motivos para isso. Primeiro, os corpos se decompõem com muita facilidade no clima quente do Oriente Médio. Segundo, de acordo com o modo de pensar da época, deixar um corpo sem enterrar por dias mostraria falta de respeito pelo falecido e sua família.

Os Evangelhos e o livro de Atos registram pelo menos quatro sepultamentos realizados no mesmo dia da morte. (Mateus 27:57-60; Atos 5:5-10; 7:60–8:2) Séculos antes, Raquel, a amada esposa de Jacó, morreu no meio de uma viagem. Em vez de levar o corpo dela ao lugar de sepultamento de sua família, Jacó a enterrou numa sepultura “no caminho de . . . Belém”. — Gênesis 35:19, 20, 27-29.

Os relatos bíblicos mostram que os judeus eram muito cuidadosos ao preparar o corpo para o enterro. A família e os amigos lavavam o corpo do falecido, untavam-no com óleos aromáticos e o enrolavam em panos. (João 19:39, 40; Atos 9:36-41) Os vizinhos e outras pessoas talvez viessem para expressar seu pesar e consolar a família. — Marcos 5:38, 39.

O sepultamento de Jesus foi típico dos enterros judeus?

Muitas famílias judias enterravam seus mortos em cavernas e em túmulos escavados em rocha macia, que era comum em muitas partes de Israel. Ao fazer isso, eles seguiam o padrão estabelecido pelos patriarcas. Por exemplo, Abraão, Sara, Isaque, Jacó e outros foram enterrados na caverna de Macpela, perto de Hébron. — Gênesis 23:19; 25:8, 9; 49:29-31; 50:13.

Jesus foi enterrado num túmulo escavado em rocha maciça. (Marcos 15:46) Esse tipo de sepultura geralmente tinha uma entrada estreita. Dentro dela, vários nichos, ou espaços semelhantes a prateleiras, eram escavados na rocha, onde os corpos de familiares falecidos eram colocados. Segundo o costume da época, depois que a carne se decompunha, os ossos secos eram recolhidos e colocados num recipiente de pedra chamado ossuário. Assim, a família teria mais espaço para sepultamentos futuros.

O descanso do sábado exigido pela Lei mosaica impedia que os judeus cuidassem dos preparativos de sepultamento nesse dia. Visto que Jesus morreu cerca de três horas antes do início do sábado, José de Arimateia e outros o enterraram sem terminar de preparar o corpo para o sepultamento. (Lucas 23:50-56) Por isso, algumas mulheres foram ao túmulo de Jesus depois do sábado, na esperança de terminar esse processo. — Marcos 16:1; Lucas 24:1