sábado, 3 de dezembro de 2016

Gênesis 19: 30-38 

Era permitido relações sexuais entre pai e filha no tempo de Abraão, como conta a história de Ló (Gn 19:32). Quais as consequências desse ato?

“Era permitido relações sexuais entre pai e filha no tempo de Abraão, como conta a história de Ló (Gn 19:32). Quais as consequências desse ato?”

Precisamos compreender algumas coisas importantes sobre Deus para não pensarmos que Ele era a favor de certas práticas. O fato de Deus ter permitido que as filhas de Ló se deitassem com o próprio pai não significa que Ele tenha concordado ou aprovado tal ato. A Bíblia muitas vezes descreve Deus permitindo as coisas que Ele não impede de acontecer, pois Ele não interfere na liberdade de escolha do ser humano.

Neste ato as filhas de Ló revelaram a má influência de Sodoma, pois haviam crescido num lugar onde abundava a embriaguez e todas as formas de imoralidade. A razão estava entorpecida e a consciência não era um bom guia. As filhas de Ló estavam com o juízo embotado e com a consciência insensibilizada.

Ló tinha conseguido proteger as filhas de se tornarem vítimas dos sodomitas, mas não tinha tido tanto sucesso em fixar-lhes no coração os princípios do que é certo. Elas são mais dignas de pena que de censura, pois o próprio Ló participou do pecado delas. Ele aceitou o vinho e bebeu. O preço que Ló pagou por alguns anos em Sodoma foi a perda de toda a família. Os vis e idólatras moabitas e amonitas foram sua única posteridade, ou seja, houve consequências terríveis dessa má escolha e desse pecado. Ao estudar a trajetória do povo de Israel nota-se que esses descendentes de Ló foram os piores inimigos de Israel.

Mesmo que a lei do incesto tenha sido dada por Deus, muito tempo depois de Ló (Levíticos 18), ou seja, nos dias de Moisés, o Senhor não foi a favor do que as filhas dele fizeram. O fato de Deus permitir não significa que Ele concorde, mas sim que Ele respeita a escolha do ser humano, sendo que as escolha podem trazer consequências tanto positivas como negativas.


As Filhas de Ló tiveram seus filhos cujo os nomes eram : Moabe e Bem-Ami.

As filhas solteiras não tiveram nenhum temor ou receio de embebedar o pai e fazer sexo com ele para engravidar. Elas agiram como se isso fosse normal. Mas não era
Desse incesto nasceram dois meninos: Moabe e Ben-ami.                       
Respectivamente os pais dos Moabitas e dos Amonitas, que foram povos inimigos de Israel.                       
 Eles desaparecerem no decorrer da história, assim como os filisteus, heveus, ferezeus e outras nações que não existiam mais na época de Jesus.                       
Gênesis 19:30-37 conta a origem desses dois povos.                       
Também por consequência  desse ato das filhas de Ló, Moabe e Bem-ami  não tiveram paz e nem um bom relacionamento como irmãos.
Eles estão em guerra até hoje, mesmo que os motivos não sejam lá os mesmos  e as famílias não sejam mais tão puras em suas linhagens.                       

 Os descendentes de Isaque e Ismael e  os Judeus e os Árabes Palestinos.                        

4 comentários: