A IGREJA DE LAODICÉIA
“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Apocalipse 3:14-17).
Vamos analisar a PROFECIA DAS SETE IGREJAS do livro do Apocalipse para que possamos compreender o SIGNIFICADO DA MENSAGEM À IGREJA DE LAODICÉIA. Primeiramente, notemos que o NÚMERO 7 é muito significativo em toda a Bíblia, especialmente nas profecias. O Apocalipse menciona:
• 7 igrejas;
• 7 espíritos;
• 7 castiçais;
• 7 estrelas;
• 7 lâmpadas;
• 7 selos;
• 7 anjos;
• 7 olhos;
• 7 trombetas;
• 7 trovões;
• 7 cabeças (de uma besta);
• 7 coroas;
• 7 pragas;
• 7 montanhas;
• 7 reis, etc.
• 7 espíritos;
• 7 castiçais;
• 7 estrelas;
• 7 lâmpadas;
• 7 selos;
• 7 anjos;
• 7 olhos;
• 7 trombetas;
• 7 trovões;
• 7 cabeças (de uma besta);
• 7 coroas;
• 7 pragas;
• 7 montanhas;
• 7 reis, etc.
Como podemos ver, o número 7 é sinônimo de INTEIREZA, PLENITUDE e de PERFEIÇÃO. Estudando a Bíblia com a História, percebemos que 7 IGREJAS REPRESENTAM OS SETE PERÍODOS DA HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ ATÉ O FIM DO MUNDO, embora cada igreja da época tenha tido uma MENSAGEM ESPECIAL TAMBÉM PARA AQUELES DIAS.
O nome “Laodicéia” significa “povo do juízo”. O significado do termo em si não deixa dúvidas de que a profecia referente a tal igreja se aplica aos ÚLTIMOS DIAS, os NOSSOS DIAS, período em que COMEÇOU O JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO NO CÉU ANTES DA VOLTA DE JESUS (ver Daniel 7:9, 10; 1 Pedro 4:17). Por isso, precisamos estar cientes de que ESTAMOS VIVENDO OS ÚLTIMOS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA IGREJA ANTES DE JESUS VOLTAR (Apocalipse 1:7), para que nos conscientizemos da IMPORTÂNCIA DE NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SALVADOR. Recomendo que leia 2 Pedro 3 – todo o capítulo – para que APRENDA A SE PREPARAR PARA A VOLTA DO MESTRE.
Laodicéia estava situada na junção de duas importantes estradas que conduziam a Colossos e Filadélfia. Era uma cidade de RIQUEZAS, com GRANDES MERCADOS, um GRANDE ESTABELECIMENTO DE CÂMBIO e GRANDES FÁBRICAS. Estava circundada por RICAS REGIÕES DE FAZENDAS, e nos VALES havia VALIOSA PRODUÇÃO DE LÃS DE COLORIDO NEGRO, EXTRAÍDO DAS VIOLETAS. As VESTES PRETAS eram usadas pelos laodicenses como EVIDÊNCIA DE SUA RIQUEZA. Possuía BANHOS TERMAIS e FONTES MINERAIS atraíam muitos visitantes da Europa e da Ásia. Uma importante ESCOLA DE MEDICINA estava situada no templo de Caru, dedicado a Esculápio, o deus grego da medicina. Relacionada com essa escola, havia uma INDÚSTRIA para a fabricação de um COLÍRIO MEDICINAL feito da famosa pedra frígia. Em virtude de sua RIQUEZA, os cidadãos eram ORGULHOSOS, ARROGANTES e SATISFEITOS CONSIGO MESMOS. A cidade em si era BEM ORDENADA E BEM-SUCEDIDA, mas isso mesmo a tornava AUTOSSUFICIENTE. Paulo provavelmente escreveu uma CARTA AOS LAODICENSES de acordo com Colossenses 4:13-16, mas essa carta perdeu-se, não fazendo por isso, parte do Novo Testamento.
A igreja de LAODICÉIA (com sua POMPOSIDADE, MORNIDÃO DE SUA ÁGUA, ORGULHO e SENTIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DE DEUS) REPRESENTA A SITUAÇÃO DA IGREJA NOS DIAS DE HOJE, embora COMO INDIVÍDUOS POSSAMOS TER AS CARACTERÍSTICAS DE QUALQUER UMA DAS OUTRAS IGREJAS (pois ESTAMOS NO PERÍODO DE LAODICÉIA – mornidão espiritual – MAS NÃO PRECISAMOS SER LAODICEANOS!).
Entre as CARACTERÍSTICAS DA NOSSA IGREJA nesse período da história, podemos notar lendo Apocalipse 3:
a) Tem a FORMA e a APARÊNCIA DE CRISTIANISMO, mas SEM O PODER DO ESPÍRITO SANTO;
b) Se ORGULHA da poucas COISAS QUE CONSEGUIU REALIZAR e da sua RELIGIOSIDADE;
c) Não tem consciência da sua NECESSIDADE DE CRISTO;
d) Está numa SITUAÇÃO PERIGOSA, em cima do muro;
A Bíblia diz que essa situação é NAUSEANTE AOS OLHOS DE DEUS, pois LAODICÉIA NÃO É QUENTE NEM FRIA, é MORNA! (Apocalipse 3:16).
e) A sua RIQUEZA MATERIAL é visível tanto quanto a RIQUEZA DAS VERDADES QUE POSSUI, embora NÃO AS PRATIQUE. Sua RELIGIÃO satisfaz o INTELECTO, mas NÃO PENETRA NO ÍNTIMO DO SER;
f) Por causa do seu SENTIMENTO e de AUTOSSATISFAÇÃO, não HÁ LUGAR PARA CRISTO, pois NÃO SENTE NECESSIDADE DELE NEM DA SUA GRAÇA;
g) O VESTIDO DE COR PRETO era muito comum na cidade de Laodicéia. Era um SÍMBOLO DE RIQUEZA, status. Essa é a razão dos pais da igreja adotar a cor preta nas vestes dos sacerdotes, pois refletia o PODER e a INFLUÊNCIA QUE A IGREJA PRETENDIA EXERCER.
O CONSELHO DE CRISTO a esta igreja – que VIVE NUM PERÍODO DE MORNIDÃO POR CAUSA DA AUTOSSUFICIÊNCIA – é para que COMPRE OURO REFINADO NO FOGO, VESTIDOS BRANCOS PARA COBRIR A NUDEZ e COLÍRIO PARA OS OLHOS.
1) Ouro = FÉ E AMOR – Tiago 2:5.
2) Vestiduras brancas = PUREZA DE CARÁTER, a JUSTIÇA DE CRISTO comunicada GRATUITAMENTE ao PECADOR – Apocalipse 19:8; Isaías 61:10.
3) Colírio = SABEDORIA e GRAÇA DIVINA. A presença do ESPÍRITO SANTO nos ajuda a distinguir entre o bem e o mal.
Percebe em que FASE DA HISTÓRIA DA IGREJA nós estamos? NO ÚLTIMO PERÍODO, ou seja, NO TEMPO DO FIM! Irá você “comprar” o OURO, as VESTIDURAS BRANCAS e o COLÍRIO de Cristo?
Estamos vivendo no período de Laodicéia, conhecido também como IGREJA DO ADVENTO, pois é NESTE PERÍODO QUE A VOLTA DE JESUS ESTÁ SENDO PREGADA COM INTENSIDADE.
FAÇA DE JESUS O SENHOR DE SUA VIDA. Por que não toma agora mesmo a decisão de UNIR-SE AINDA MAIS A CRISTO e ESTAR PREPARADO PARA A SUA VOLTA?
Lembre-se de que APESAR DA MORNIDÃO ESPIRITUAL de Laodicéia, SEU ORGULHO e SUA JUSTIÇA PRÓPRIA, esta é a ÚNICA IGREJA TIDA COMO “A MENINA DOS OLHOS DE DEUS”. No verso 19, Ele diz: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo.” E no versículo 20 DEUS MOSTRA QUÃO PRÓXIMO ELE QUER ESTAR DE SEUS FILHOS: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20.
O SENHOR ENCONTRA-SE À PORTA DO NOSSO CORAÇÃO; Ele não quer nossa sabedoria, não quer nossas riquezas, nem nossa aparência de religiosidade. ELE QUER O NOSSO AMOR!
No versículo 21, somos informados a respeito de COMO DESFRUTARMOS DAS RECOMPENSAS ETERNAS que Deus nos preparou: “O que vencer”, diz Ele, “se assentará Comigo, no Meu trono.” Ou seja, A VITÓRIA ESTÁ À NOSSA DISPOSIÇÃO E É UMA POSSIBILIDADE REAL PARA A IGREJA DE LAODICÉIA.
Como vimos, não há apenas REPROVAÇÃO para nossa igreja no atual momento. CRISTO ESTÁ ANSIOSAMENTE ESPERANDO PARA NOS COBRIR COM O MANTO DE SUA JUSTIÇA. As VESTES NEGRAS dos LAODICENSES, que para eles era a PROVA DE SUA SUPERIORIDADE era, na realidade, a EVIDÊNCIA DE SUA POBREZA ESPIRITUAL. Mas o BRANCO é um SÍMBOLO DE PUREZA E VITÓRIA. CRISTO NOS JUSTIFICA POR SUA GRAÇA, PELO SEU SANGUE, ATRAVÉS DA FÉ. A GRAÇA é a fonte; o SANGUE é o meio, e a FÉ é o método pelo qual nos apropriamos da GRAÇA.
Cristo está à PORTA DE CADA CORAÇÃO, bate e torna a bater. Não BATE apenas, mas CHAMA: “Se alguém ouvir a Minha voz... se alguém abrir a sua porta, entrarei em sua casa” (Apocalipse 3:20).
Este é um belo quadro que mostra a ÍNTIMA RELAÇÃO QUE O CRISTÃO PODE TER COM O SEU SENHOR e ser transformado à Sua imagem, antes dEle voltar em glória para nos buscar:
“Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão” (2 Pedro 3:12).
“Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (2 Pedro 3:14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário